Arquivo do blog

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ATIVIDADE PARA DESENVOLVER A LATERALIDADE

Nome da Atividade: Brincando com a Imaginação

Idade: 4 à 5 anos

Objetivo: Trabalhar a coordenação motora

Referencial teórico:  Segundo RCNI vol.3 (1998), nessa faixa etária constata-se uma ampliação do repertório de gestos instrumentais,os quais contam com progressiva precisão. Atos que exigem coordenação de vários segmentos motores. Ao lado disso, permanece a tendência lúdica da motricidade, sendo muito comum que as crianças, durante a realização de uma atividade, desviem a direção de seu gesto.

Materiais: Bambolês (toca do coelho), Bola (bola mágica), fitas verdes e amarelas.

Desenvolvimento: O professor irá identificar um grupo de crianças, amarrando no pulso, fitas verdes, e outro grupo com fitas amarelas. Em seguida ele irá esconder uma bola,colocar um bambolê no chão, que representará a toca do coelho, e irá explicar as crianças, como elas deverão proceder no decorrer da história. 
História: O Lobo mau e a bola mágica.
 Era uma vez, um grupo de crianças com fitas verdes e outras com fitas amarelas,amarradas no pulso, que passeavam e brincavam juntas na bela floresta encantada, onde haviam árvores enormes, pássaros coloridos, e muitas flores perfumadas. Estavam elas caminhando e brincando tranquilamente, quando de repente... surge um terrível Lobo mau. Esse Lobo costumava aparecer na floresta para pegar as crianças que não conseguiam pular,agachar e correr. As crianças já tinham ouvido falar que, a unica coisa que espantava o Lobo mau, era uma bola mágica que estava escondida na floresta. Asque tinham fitas verdes no pulso, conseguiam pular, agachar e correr, mas as que estavam com fitas amarelas, só conseguiam pular e correr Então, ao pular e correr, elas avistaram a tocado coelho e foram rapidamente se esconderem lá dentro da toca.As crianças de fitas verdes, logo se lembraram da bola mágica e enquanto pulavam, agachavam e corriam, procuravam a bola, quando finalmente a encontraram. Uma das crianças deu um chute na bola e o Lobo, furioso, foi embora. Então, todas as crianças de fitas verdes foram rapidamente ao encontro das de fitas amarelas que estavam escondidas na toca do coelho para avisá-las que poderiam sair da toca, pois o Lobo mau já tinha ido embora.E assim, todas as crianças puderam continuar passeando e brincando tranquilamente pela floresta encantada.
Atividade apresentada à disciplina Corpo Movimento e Psicomotricidade pelo grupo papo sério 2 ºB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário