Arquivo do blog

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

ATIVIDADE PARA DESENVOLVER A PERCEPÇÃO TÁCTIL E VISUAL

Nome da atividade: Sentidos

Idade: 5 á 6 anos

Objetivo:Estimular a atenção e a percepção táctil e visual.

Referêncial teórico: 
Segundo Mendes e Fonseca (1988), a percepção tátil é a primeira a ser desenvolvida, pois já ocorre no ventre materno, sendo preciso desenvolvê-la a cada dia, para que a criança saiba diferenciar diversas percepções relacionadas a este sentido.
Segundo Mendes e Fonseca (1988), a visão é o canal mais importante na comunicação com o meio exterior. É importante desenvolver a percepção visual para que a criança organize e interprete os estímulos recebidos por meio deste sentido. Nesta atividade buscamos também propiciar que o aluno relacione imagens bidimensionais (imagens dos objetos) e tridimensionais (objetos).

Materiais:
Cartolina, tesoura, material aderente (velcro), elástico e lápis de cor ou tinta;
Desenvolvimento:
Em forma de competição,duas equipes representadas por duplas, da qual um membro de cada fica comos olhos vendados, enquanto o outro lhe dá as coordenadas para chegar a um determinado ponto e executar uma determinada tarefa.A tarefa consiste em tatear uma das peças do jogo e descobrir de qual parte do rosto se trata. Após esta identificação, obedecendo as coordenadas do parceiro, a criança deve seguir até o rosto e empregar a peça no local adequado, completando o quadro.Cartolina, tesoura, material aderente (velcro), elástico e lápis de cor ou tinta são materiais necessários para elaborar este jogo que consiste em um rosto com olhos, boca, nariz e orelhas destacáveis ao qual o membro da dupla que estaria com os olhos vendados deveria chegar, com indicações de seu parceiro que lhe dirá que caminho seguir, orientando-o a colocar cada item no seu respectivo lugar.Na cartolina desenha-se um rosto com dimensões suficientemente grandes e coloridas para possibilitar a interação com a criança. Olhos, boca, nariz e orelhas devem ser desenhados e recortados em uma cartolina separada para a aplicação do material aderente atrás e no local onde deveriam estar no rosto.As vendas podem ser elaboradas também com cartolina e elástico para prender no aluno a ser orientado. Máscaras ou vendas de pano são meios alternativos que também podem ser utilizados.
Atividade apresentada à disciplina Corpo Movimento e Psicomotricidade pelo 2ºD GRUPO: Os Renegados

Um comentário: